---->>><<..::DE MIM SEI EU::..>><<----

Eu sei de mim, de mim sei eu. Ainda bem. Um blog solo de Álcio e Suas Vozes Na Cabeça.

Wednesday, April 18, 2007

J.A.Z.Z.



"Uma agressão: O Rock é cada soco e pontapé. O Jazz é toda a história emocional do agressor até aquele momento"
Por mim mesmo



Ao amigo(a) que me lê: não é de agora que venho tentando adentrar no mundo do jazz. Chega dessa tal de rock'n'roll... hehehehehe. Porém, há todo um esforço para entender o jazz em sua essência, não apenas musical, mas a manifestação humana acima de própria arte em si mesmo. Um entendimento de nosso próprio funcionamento, nossas emoções e a conexão com o mundo que nos cerca, nos oprime, nos alegra, nos faz sentir frio, sorrir e sangrar, como todo e qualquer ser humano.



Mais que uma organização de notas e teorias, uma verdadeira intenção a cada pausa e colcheia. Uma vibração e um temor. Um enfrentamento consigo mesmo, explicitado pela única linguagem comum a toda humanidade: a música e a emoção.



Um verdadeiro mundo se abre aos meus olhos e coração, mas ainda estou muito verde no entendimento do estilo. Já dei os primeiros passos cambaleantes e inseguros, porém não troco o colo da mãe Blues pelo duro chão.



Dou risada ao ver alguns teorizarem "bonito" sobre jazz, citando nomes clássicos sem saber direito o que significam. Deve ser "cool" dizer que saca toda a obra do Coltrane, sem ao menos ter escutado um álbum inteiro. Afinal, disseram que é "massa", sem falar que nos faz parecer mais inteligentes.



Acho que vou morrer sem entender o jazz em sua centelha divina mais pura e livre, uma vez que não me compreendo como pessoa. O que me resta é tentar internalizar as lições deixadas pelos mestres e viver a experiência.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

|