---->>><<..::DE MIM SEI EU::..>><<----

Eu sei de mim, de mim sei eu. Ainda bem. Um blog solo de Álcio e Suas Vozes Na Cabeça.

Wednesday, June 14, 2006

Não bateu...

Seguindo a onda das polêmicas aqui no blog, hehehehe, agora vou passar para uma que já prevejo reações indignadas... ou não...

Tim Maia Racional... pois bem, a Trama lançou o primeiro volume desta que é considerada uma das obras primas já produzidas em nossa terra natal.

Todo o tipo de adjetivo utilizado, "genial", "brilhante", "estupendo", "maravilhoso" e etcs, já qualificou esse material (lembrando que são dois volumes Racional 1 e 2).

Já baixei esse disco umas três ou quatro vezes, inclusive a nova versão. Porém, acabo sempre acabo deletando-o de meu hd. Por que? Porque não gostei.

Que venham todas as críticas e elogios possíveis, mas para mim não basta. Simplesmente são dois discos que não descem goela abaixo.

Timbres excelentes, vocalizações soberbas, letras doidas, tudo bem, questões técnicas e filosóficas que funcionam, até a hora de se juntar com a música em si. Essa grandiosidade e reverência toda em cima do "Racional" de Tim Maia não consegue passar pelo MEU teste da farinha (apesar de que o Sr. Maia, per se, sempre foi muito bem em qualquer teste da farinha).

Volto a frisar, sob o MEU ponto de vista, 'Racional' não passa de um disco, pertencente aquela casta de álbuns que são "obrigatórios" e "clássicos" em revistas, críticas e ao "entender de entendidos". Do mesmo jeito que Pet Sounds (que acho bacana,historicamente um dsico que deve ter abalado as estruturas), Heroes, OK Computer (mais recentemente), entre milhares de outros, que marcaram época e gravaram seu nome como álbuns eternos, mas, que ao meu ver, mais parecem fazer parte do vocabulário ignorante de pessoas que nunca os escutaram e saem peidando pela boca por aí dizendo que são "clássicos", "como é que você não gosta?!". Não gosto, pronto. Acho chato pra caralho e me dá sono escutar aqueles discos.

Posso estar sendo EXTREMAMENTE fdp ao relatar essa sensação que tenho, mas sinto essa inquietação. Inclusive bandas que adoro, como Stooges, MC5, Sabbath, só para citar alguns... São artistas que todos enchem a boca para dizer que amam e são fãs, e quando muito sabem mais que "I Wanna Be Your Dog" NÃO É dos Sex Pistols, que é massa dizer que idolatra o MC5 e Sabbath... bom esse então... todos lembram riffs... nada mais.

Será que estou viajando? Ou será que o público em geral realmente desconhece e segue atrás da fila? Go with the flow total?

Por outro lado, não acho que a música deva virar uma tese argumentativa. Tampouco quero retirar o direito das pessoas seguirem sua vida se declarando para bandas as quais conhecem uma música apenas. Ninguém precisa respirar música 24hrs por dia, com certeza. Ninguém é obrigado a curtir todo o material de um artista. Podemos - e tenho inúmeros exemplos meus - curtir apenas um som de determinada banda e mais nada e dizer que acha bacana. Ou simplesmente não ter vontade de ir atrás... O que me irrita são os "falsos conhecedores" em sua arrogância e "sabedoria". É a eles que me refiro - aqueles que parecem ouvir música por meio de livros e declarações de "pessoas importantes" do meio - e NÃO ao ouvinte comum e leigo.

Então, diga ae, porquê eu deveria ouvir o 'Racional'? Onde é que estou errando? Eu quero saber!!! hehehehehe

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

|