---->>><<..::DE MIM SEI EU::..>><<----

Eu sei de mim, de mim sei eu. Ainda bem. Um blog solo de Álcio e Suas Vozes Na Cabeça.

Monday, February 13, 2006

Só na seriedade

Porto Alegre é praticamente uma cidade falida no quesito "lugar para fazer show". Convenhamos, os lugares existentes não se reciclam, não investem "de volta" nas bandas e, na grande maioria dos casos, cobra os olhos da cara para que toque e não oferecem nada de infraestrutura em contrapartida.

Já cheguei a pensar que os donos das casas de show são sádicos enlouquecidos para ganhar grana a qualquer custo, para depois darem uma de "pobres guerreiros do underground". Ainda não sei exatamente o que pensar...

Afora dois lugares que NÃO COBRAM das bandas, todos os demais metem a faca bonito, nada abaixo de R$ 200,00. Isso só para ter direito a tocar no lugar, pois equipamento que é bom, não dão porra nenhuma... quando muito oferecem UMA tomada e era isso (ou o famoso:"olha, a gente tem ali um PA, mas ele está todo fodido..."). Se a banda chiar muito, é rapidamente taxada de "não-profissional" e tem seu filme queimado por aí pelo "dono do campinho".

Eu me pergunto: Será que eles têm certeza que as bandas é que não são "profissionais" só porque não estão rastejando e agradecendo pelas migalhas atiradas? Ou será que as bandas não são profissionais, justamente por deixarem isso acontecer e ficarem bem quietinhas?

Isso é sério.

Se todos começassem a prestar atenção nesses detalhes e não ficassem no "pô, mas se eu não pagar, eu não vou ter como tocar", talvez muitos problemas fossem resolvidos. Não todos, com certeza, mas boa parte deles.

Querem cobrar das bandas? Beleza, cobrem, mas ofereçam infraestrutura, um lugar que as apóie de verdade- e não apenas algumas, vá atrás de mídia para si e para os seus eventos (afinal, todos só têm a ganhar desse jeito), o mínimo de respeito por quem está ali tocando (não importa se é a gurizadinha de colégio ou se é véio com 20 anos de estrada) e, principalmente, parar com essa bobagem de "dono de campinho" e lutar junto, pois vocês NÃO estão fazendo favor, o ganha-pão de vocês são as bandas e seu público, se nós pararmos de procurar vocês, suas portas estarão fechadas em menos de um mês.

Viagem utópica essa minha? Pode ser, mas enquanto nos portarmos com essa submissão toda, aceitando toda e qualquer exigência e nada em troca, seremos realmente chamados de "amadores". Cobre, lute e vá pra cima, mostre seu trabalho e obtenha respeito. Se for fazer merda, beleza, mas faça com dignidade.

Se algum dono de bar estiver lendo isso e quiser contrapor o pensamento, beleza, fique à vontade. Posso até publicar aqui alguma resposta, desde que contenha argumentos e entenda que não estou "criticando por criticar". Existe um fundo nisso e eu, com certeza, quero ser parte da solução.

Da mesma forma, sei que o problema não se resume a "hey, vamos dar as mãos". Vivemos em um mundo que tudo está complicado e tudo custa algum valor. Mas um contrato sempre envolverá uma obrigação e uma responsabilidade.

Ah, antes que perguntem, a SonicVolt não sofreu nenhum tipo de "discriminação" que me motivasse a escrever isso. Apenas vejo as coisas como elas têm se apresentado e resolvi comentar. Numa dessa, alguém resolve levar essa idéia, que julgo interessante, adiante e todos se beneficiarão com isso.

------------------------------------------------

Hoje tem Dirty no Jekyll. Queria ir, mas estou cansado pra caralho... Ainda não me decidi...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

|